É do Brasil: SKANK!
Skank, sem dúvidas uma das minhas bandas favoritas! E o que me levou a escolhe-la pra começar o ano novo é os versos de uma de suas músicas mais famosas, Vou Deixar: "Vou deixar a vida me levar, pra onde ela quiser seguir a direção de uma estrela qualquer, não tenho hora pra voltar não..."
É uma banda de rock alternativo formada por Samuel Rosa, na guitarra e voz; Henrique Portugal nos teclados; Lelo Zaneti no baixo e Haroldo Ferretti na bateria. Mais um motivo que eu adoro na banda é o fato de eles serem mineirinhos, sim! A banda foi formada em 1991 em Belo Horizonte.
No início, a banda tinha o nome de Pouso Alto que tocava reggae, porém um pouco antes de um show em São Paulo a banda mudou o nome para Skank que veio inspirada em uma música de Bob Marley chamada, Easy Skanking.
O primeiro álbum da banda, Skank, foi lançado em 1992. Como Ferreti havia afirmado, eles buscavam chamar a atenção de rádios e jornalista nos quesitos inovação e qualidade. Calango foi o nome do segundo disco em 1994 vendeu mais de 1 milhão de cópias e traz músicas consagradas como Jackie Tequila e Te Ver "Te ver e não te querer é improvável, é impossível. Te ver e ter que esquecer, insuportável a dor incrível."
Logo depois veio em 1996, O Samba Poconé com músicas hits como Garota Nacional, que foi sucesso no Brasil e na Espanha, com sua versão original. O disco também abriu portas para shows na França, Estados Unidos, Chile, Argentina, Espanha, Portugal dentre outros países. Os álbuns ganharam versões italianas, francesas e até mesmo japonesas. Skank representou o Brasil em um disco oficial da Copa do mundo em 1999. Nos álbuns seguintes como Siderado - 1998- e Maquinarama- 2000- trouxeram novas influências acústicas que a banda adquiriu.
Em 2003 começaram os investimentos para o Cosmotron que teve como primeiro hit a música Dois Rios, que ganhou o prêmio de melhor videoclipe pop no MTV Video Music Brasil em 2003. E logo em 2004 o hit que entrou na cabeça dos brasileiros "Vou Deixar" também ganhou o mesmo prêmio de Dois Rios só que no ano de 2004, a música vinha no disco Radiola lançado nesse ano.
E vem o oitavo disco da banda chamado Carrossel, em 2006. Segue o estilo de Cosmotron e Maquinarama sofrendo influencia dos Beatles, trazendo o rock psicodélico a músicas como "Uma Canção É pra Isso", "Mil Acasos".
Dois anos depois, em Outubro de 2008 aparece Estandarte com canções que estouraram em todas as rádios do Brasil e com seus clipes, Ainda Gosto Dela, com participação da Negra Li, e Sutilmente. Ambas trazendo clipes criativos e diferentes do que a banda já havia feito. Ganharam alguns prêmios e indicações. Esse ano de 2012 a banda tinha planos para lançar o disco com gravações do seu primeiro show, chamado 91, ano de formação da banda.Alguns Hits da Banda
Te ver
Garota Nacional
Uma Partida De Futebol
Três Lados
Uma Canção é Pra Isso
Sutilmente
Noites de Um Verão Qualquer
Enfim, tem muitas outras músicas do Skank que eu amo como: Mil Acasos, Jackie Tequila, Tão seu, a versão de Vamos fugir de Gilberto Gil, Resposta, Acima do Sol, Dois Rios, Ainda Gosto Dela, Balada Do Amor Inabalável, De repente, Canção Noturna, Saideira dentre muitas outras de grande sucesso.
Enfim gente, espero que tenham gostado da primeira postagem de 2013, como Skank canta "Vou deixar o coração bater na madrugada sem fim, deixar o sol te ver ajoelhada por mim. Não tenho hora pra voltarNão! Eu agradeço tanto a sua escolta, mas deixa a noite terminar..."
Feliz ano-novo pra vocês, um 2013 próspero e cheio de risadas e alegrias!
Beijos e abraços - Lou