quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"Why this car is automatic, it's systamatic, it's hydromatic! Why it's grease lightning"

"Grease is the time, is the place is the motion... Grease is the way we are feeling" ♫

Minha inspiração para essa resenha veio ontem. Eu estava na academia e começou a tocar um mash-up de todas as músicas de Grease já consagradas que todos conhecem. You’re the one that I want, Grease Lightning ou Summer Nights, aposto que todos já tiveram a oportunidade de ouvir e até mesmo dançar.
Algumas pessoas até associam o filme ao musical da Disney - High School Musical - que eu não me admiro que realmente tenha sido inspirados em algumas passagens e próprios personagens de Grease, apesar de o contexto geral não ter nada a ver um com o outro. 
Grease – Nos tempos da brilhantina, é um musical que se passa no início da década de 60 marcando a personalidade dos jovens daquela época.  O filme conta a história de como Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John) se apaixonaram e durante as férias de verão e depois se reencontram quando Sandy, por coincidência, muda-se para a mesma escola de Danny.
Sandy é uma garota doce, pura e ingênua. Enquanto Danny se revelou machista, arrogante, um tremendo babaca. Totalmente do Danny que Sandy havia conhecido no verão. Danny realmente queria ficar com Sandy, mas não podia ficar ‘mal’ na frente dos amigos.  Danny tenta ficar com Sandy e ao mesmo tempo manter a pose de garanhão, mas acaba estragando mais uma vez o romance. Isso os faz evoluir no decorrer do filme, até que no final, como uma surpresa para Danny que já estava disposto a fazer mudanças em si mesmo por causa de Sandy, ela aparece totalmente TRANSFORMADA!  Sinceramente, acho que depois de tudo o que ocorreu Sandy não deveria ter mudado por ele, mas sim, ele por ela, porém foi a mudança da Sandy que deu todo um ápice no final.
Em segundo plano, temos a história de Rizzo e Kenickie. Ela, por mais que tente negar se apaixona por ele sim e sofre tensões ao pensar que está grávida. O enredo do filme em si não tem muita coisa. A história é bem fraquinha comparada a de outros musicais. Mas o que consagrou o filme, sem dúvidas, além do desempenho BRILHANTE de John Travolta na pele do rebelde Danny, foram as músicas. 
Já começamos bem com Bee Gees nos créditos iniciais do filme!  Com a música Grease, retratou muito bem o que os jovens viviam na época. Uma letra dançante e contagiante, perfeito para iniciar esse musical! Músicas como You're the one that I want, tocou tanto nas discotecas que não há quem não conheça. A música em que Sandy e Danny cantam após ela sofrer aquela transformação. 
Outra música muito conhecida e que eu simplesmente AMO, é Summer Nights. Quando Sandy e Danny estão contando o que fizeram no verão, Sandy fala do romance, algo mágico e adocicado. Enquanto Danny mostra um verão mais distorcido, com uma garota que fazia de tudo para ele.
Acho que essa é a minha música preferida, ficava em dúvida se seria essa ou You're the One That I want, mas Greased Lightning realmente me faz dançar. Uma letra falando sobre a lata-velha dos T-Birds que eles pretendem transformar em um super-carro de corrida. Um ritmo contagiante e uma coreografia fácil - que apesar de já ter assistido mais de 5 vezes o filme ainda não aprendi - Greased Lightning, John Travolta realmente dá um show nessa performance.
No baile da escola temos Born to Hand Jive, uma música extremamente dançante, cada um pegue seu par e até onde você pode baixar! - How Low Can You Go? - Marcaram também as músicas Sandy - Cantada por Danny logo após uma das inúmeras brigas deles no filme. - E There are Worse things I could do , um desempenho dramático falando de como Rizzo levava a vida.  Look at me I'm Sandra Dee , como uma chacota ao jeito que Sandy agia no meio de toda a rebeldia mostrada. 
Hopelessly Devoted To You, uma música dramática e triste quando Sandy descobriu essa personalidade rebelde e machista de Danny. Para fechar a lista das músicas que mais gosto, We Go Together! A música toca ao final, quando eles se formam e recebem os anuários. É a saída da escola, estão deixando a vida de colegial para trás. Confesso que gosto tanto da música que já usei em alguns vídeos feito para os meus amigos quando todos mudamos de escola.
 "We'll always be together"

Para fechar essa resenha com chave de ouro, tenho que comentar a origem para o nome do nosso blog! Rebeca e eu somos amantes de musicais e Grease é um que temos guardado na estante. Quando pensávamos em um nome me veio a cabeça o grupo de garotas de Grease. Garotas independentes e totalmente irreverentes, com todo ar feminino e despojado, trazendo a rebeldia que os jovens viviam na época em que se passa o filme. 
As Pink Ladies! Esse era o nome da panelinha formada por Marty, Rizzo, Jan e Frenchy. E o mais curioso, é que além da panelinha das garotas, os rapazes do filme também tinham a sua:  T-Birds. 
Para concluir a resenha, Grease é um filme de sucesso, de amorzinho, com cenas de um humor escrachado, recheado de músicas dançantes e hits da época. Apesar do enredo fraco, assistir vale a pena por causa da trilha sonora genial!
Por ser um filme antigo, algumas edições ainda não possuem a definição muito boa, mas lançamentos atuais de DVDs trazem mecanismo que atualizaram o efeito visual de Grease.
No contexto geral do filme, eu gostei muito. Não é à toa que assisti tantas e tantas vezes. Perfeito para se assistir na companhia dos amigos ou da família em uma tarde de fim de semana. Realmente indico à você que ainda não viu para nas férias adquirir!

Beijos e beijos  - Lou

Tentei achar o melhor Trailer possível, não é o original, mas a qualidade é ótima e traz as melhores cenas. 
Trailer  - Grease

Nenhum comentário:

Postar um comentário